Tenha as informações da sua empresa concentradas em um único ambiente, disponíveis apenas para quem for autorizado a acessá-las, e torne o trabalho mais ágil e rentável para você e seus clientes.

 

A automatização do mundo moderno já chegou a quase todas as esferas.

Quando falamos sobre o armazenamento de dados gerenciais de forma a possibilitar fácil acesso a todos os que necessitam dessas informações dentro das empresas não é diferente.

Certamente existem tantas soluções disponíveis no mercado, que fica difícil escolher a mais acertada para cada tipo de negócio.

Sem um pouco de orientação especializada no assunto, são grandes as chances de se investir em uma ferramenta que não se encaixe adequadamente ao negócio. 

É por isso que nós, da Lynas, utilizamos toda a nossa experiência em BPO Contábil e Fiscal, e integração dos mais diversos sistemas ERP, para elaborar essas dicas que vão ajudar na sua escolha:

 

1. Comece pesquisando as opções existentes e já utilizadas no seu segmento

 

Para encontrar o que funciona melhor para atender suas necessidades, é importante definir quais dores você espera que o ERP seja capaz de sanar.

Como dissemos acima, as possibilidades são muitas, mas quanto mais foco a ferramenta tiver na sua área de atuação, mais eficientes serão os resultados. 

A partir disso, é importante fazer uma pesquisa de mercado, para conhecer as ferramentas que têm sido usadas no seu setor de atuação, inclusive pela concorrência. 

 

2. Avalie o histórico da empresa que oferece o sistema.

 

Experiência no segmento, cases de sucesso, funcionalidades que atendem a sua demanda e integração com outras plataformas, são alguns itens que devem ser observados.

Sendo assim, quando falamos em contratação de ERP, não devemos considerar apenas a qualidade do serviço ou produto oferecido.

O que determina se a ferramenta é boa ou ruim é a soma de fatores como qualidade, bom atendimento, disponibilidade para ensinar a usar o ERP, entre outros.

Durante a fase da pesquisa de mercado, você também poderá avaliar a credibilidade da empresa e de seus produtos oferecidos.

 

3. Marque uma demonstração 

Nessa etapa você poderá avaliar muitos quesitos que vão além do funcionamento da ferramenta, como o atendimento e a disponibilidade do desenvolvedor para esclarecer suas dúvidas e fazer adaptações às suas necessidades.

Portanto, é muito importante envolver a sua equipe nessa etapa do processo.

Assim, além de ter uma visão mais completa do que a sua empresa precisa que o ERP ofereça, você engaja seus colaboradores e torna mais fácil a aceitação da ferramenta entre os departamentos.

 

4. Pesquise sobre o suporte técnico

Esse deve ser um capítulo à parte no processo de escolha da ferramenta, afinal, não dá pra ficar na mão se algum problema acontecer.

Mesmo que o desenvolvedor apresente uma série de promessas de entrega pós-venda, vale a pena sondar o mercado para saber como esse atendimento realmente funciona.

Isso ajuda a amenizar problemas futuros com a ferramenta, que poderão trazer impactos para a sua empresa e para os resultados de seus clientes.

 

5. Explore a capacidade do seu ERP ao máximo

Essa é uma das partes mais importantes da contratação do seu ERP, pois é ela que vai fazer valer o seu investimento em uma ferramenta capaz de integrar suas áreas de contabilidade, fiscal e finanças de forma completa e funcional.

Isso significa que quanto maior a integração do ERP, mas ágeis serão os seus processos e mais eficientes serão as entregas de resultados aos seus clientes.

 

Mas se você já usa um ERP e sente falta de uma integração mais completa nessas áreas, nós sabemos como fazer e temos vasta experiência no assunto.

Somos especializados em BPO Contábil e Fiscal para clientes que utilizam o ERP Netsuite, mas também fazemos a integração em qualquer outro ERP do mercado, para que todo o fechamento e demonstrações contábeis sejam elaborados dentro da plataforma.

O resultado desse trabalho se traduz em agilidade e transparência, possibilitando:

  • a valorização da sua empresa no mercado de investidores;
  • todos os dados da empresa em um único lugar;
  • leitura de dados gerenciais com respaldo contábil, de forma rápida e clara;
  • agilidade e transparência nos processos;
  • facilidade em obter dados para apoiar decisões;
  • redução de riscos de multas e penalidades em fiscalizações e auditorias;
  • dedicar mais tempo ao core business da sua empresa.

 

Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar a tomar a melhor decisão e, se precisar, saiba que pode contar com a gente!

Lynas Tax, Accounting & Technology

(12) 99165-1523