CEO da Priority Software, fornecedora líder de soluções ERP com escritórios em Israel, EUA, Reino Unido e Bélgica e clientes em mais de 40 países.
As soluções de ERP já percorreram um longo caminho desde que o termo foi cunhado pela primeira vez pelo Gartner em 1990. Novas inovações na coleta e análise de dados, junto com a necessidade de otimizar as operações para permanecer competitivo, elevaram o padrão de desempenho do ERP.
Em 2020, acredito que, ao alavancar as tecnologias de IA e IoT, os sistemas ERP se tornarão mais inteligentes, rápidos, enxutos e mais bem equipados para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças nos negócios.
ERP mais inteligente, alavancando IA e IoT
Novas tecnologias que antes eram palavras-chave se tornarão mais operacionais este ano. Os sistemas ERP utilizarão sensores inteligentes para rastrear itens e acionar mensagens para que os clientes saibam a localização exata de seus pacotes durante cada etapa de suas viagens e não apenas quando chegam ao destino final. Por exemplo, de acordo com o Wall Street Journal , a UPS anunciou recentemente “planos para lançar um serviço para clientes de saúde que usa sensores e análise de dados para rastrear a localização exata de pacotes médicos em tempo quase real”. Acredito que veremos mais empresas começarem a usar sensores inteligentes de maneira semelhante em 2020.
Também acredito que os clientes também receberão alertas em tempo real sobre o status de suas solicitações de atendimento ao cliente, incluindo se as peças de reposição estão em estoque, quando as peças e materiais necessários são solicitados e quando os técnicos chegarão para fazer os reparos finais.
A IA também será usada mais amplamente para melhorar o atendimento ao cliente. Os assistentes digitais virtuais farão a varredura de registros anteriores de atendimento ao cliente para encaminhar a chamada para o agente mais apropriado e, em seguida, fornecerão respostas recomendadas com base em respostas bem-sucedidas a solicitações semelhantes. O Gartner prevê (via TechNative ) que nos próximos anos, 40% das organizações implantarão assistentes virtuais.
O ERP será integrado aos sistemas de execução de manufatura para analisar os dados de produção para melhorar as operações do chão de fábrica e atender melhor às regulamentações e gerenciar estoques. Usando tecnologias de sensores, os sistemas ERP realizarão a manutenção preditiva de forma proativa, iniciando chamadas de serviço para melhorar a segurança e a qualidade do produto, evitando quebras e prolongando a vida útil do equipamento.
Ao integrar sistemas ERP com a tecnologia blockchain, as transações serão autenticadas automaticamente apenas quando certas condições forem atendidas para minimizar a fraude e reduzir o risco financeiro. As tecnologias de IA serão usadas para realizar funções de contabilidade, como a geração automática de um plano de contas e a reconciliação de contas.
Em vez de dados financeiros espalhados por vários documentos, PDFs e planilhas, a inteligência artificial será usada para extrair dados de imagens de recibos, classificá-los automaticamente com base na categoria de gastos e, em seguida, gerar relatórios para análise.
Tempo de chegada mais rápido ao mercado
Sistemas inchados, complexos, caros e inflexíveis que exigem longos projetos de TI e, possivelmente, equipes de serviços profissionais dos fornecedores serão substituídos por sistemas mais fáceis de atualizar e personalizar. Os sistemas ERP incluirão recursos que permitirão às empresas operar e manter seus sistemas de forma independente, sem a necessidade de programadores com treinamento especial e habilidades exclusivas para que seus sistemas possam se ajustar mais rapidamente às mudanças nos negócios.
Por exemplo, um RFI (um cliente nosso) exigiu que empresas de ERP demonstrassem o tempo que leva para mudar um único campo, com empresas maiores exigindo um projeto de serviços profissionais de várias semanas e o vencedor demonstrando a capacidade de personalizar em menos de uma hora.
Em 2020, acho que veremos as empresas obterem mais valor de seus sistemas ERP por terem experiência especializada incorporada a eles para indústrias específicas, como manufatura, farmacêutica e agricultura. Essas soluções apoiarão processos de negócios claramente definidos e exclusivos para um determinado setor e se concentrarão na solução de desafios comerciais específicos para reduzir drasticamente as necessidades de customização, mantendo-se no topo das novas políticas regulatórias e tendências do setor.
Leaner para ERP do tamanho certo
No cenário atual de negócios, existem 30,2 milhões de pequenas empresas que compreendem 99,9% de todas as empresas dos Estados Unidos. Para tirar proveito desse mercado, os sistemas ERP fornecerão soluções mais econômicas que se concentram na entrega de funcionalidade central com a capacidade de escalar conforme os negócios crescem.
Não apenas as empresas menores se beneficiarão de soluções do tamanho certo, mas também as empresas maiores estarão no mercado em busca de uma solução que lhes forneça a funcionalidade de que precisam, sem toda a complexidade de sistemas maiores que as tornam lentas. Ao fornecer sistemas abertos que se integram facilmente, cada divisão ou filial continuará a usar a solução ERP que atenda às suas necessidades, sem ser forçada a usar sistemas maiores projetados para a sede da empresa.
Para que as empresas permaneçam competitivas, seus sistemas ERP precisam de inteligência e velocidade para ajudá-las a melhorar a eficiência e reagir mais rapidamente ao ambiente de negócios dinâmico. Os sistemas ERP que utilizam tecnologias mais avançadas para otimizar melhor – ao mesmo tempo que são fáceis de usar, escalar e personalizar – chegarão à frente do grupo.
Deixar um comentário