Está planejando sair do Simples Nacional? Uma escolha fiscal acertada pode ser a chave para economizar. Mais da metade das empresas que mudam de regime tributário conseguem uma redução significativa nos custos fiscais, mas entender as vantagens do Lucro Real e do Lucro Presumido pode ser o diferencial para alcançar esse resultado.
Saiba como reduzir seus impostos de maneira estratégica, conhecendo os benefícios de cada regime para uma decisão bem informada e alinhada com a realidade do seu negócio.
Entenda as vantagens do Lucro Real
O lucro real oferece uma série de benefícios para empresas que buscam otimizar sua carga tributária. Ao adotar essa modalidade, você pode reduzir seus impostos de maneira significativa. Isso acontece porque o cálculo do imposto é baseado no lucro efetivo da empresa, não em uma margem de lucro presumida.
E mais, a escolha pelo lucro real traz vantagens especialmente para negócios com margens de lucro menores ou prejuízos fiscais. Por exemplo, se a empresa não teve lucro ou o lucro foi baixo, o valor do imposto será proporcionalmente menor. Diferentemente do Lucro Presumido, que pode acabar onerando injustamente negócios em situações como essa.
Além disso, com o lucro real, é possível deduzir uma gama maior de despesas operacionais e custos na apuração do IRPJ e da CSLL. Ou seja, investimentos, prejuízos acumulados e amortizações tornam-se ferramentas para reduzir custos fiscais. Assim, você não apenas economiza mas também ganha fôlego financeiro para reinvestir no crescimento da sua empresa.
Benefícios com o Lucro Presumido
Optar pelo Lucro Presumido pode ser uma jogada inteligente para determinadas empresas. Essa escolha tributária permite que negócios com receitas brutas anuais de até R$ 78 milhões reduzam custos fiscais de forma significativa. E isso não é tudo. Ao adotar o Lucro Presumido, a simplificação no cálculo e pagamento de impostos é um benefício que facilita a gestão tributária da empresa.
E mais, com o Lucro Presumido, a base de cálculo dos impostos é fixa, conforme atividade exercida, o que pode resultar em uma alíquota menor do que aquela utilizada pelo Lucro Real. Isso quer dizer que se a rentabilidade real da empresa for superior à presumida, ela ainda paga impostos sobre um valor menor. Ou seja, há uma economia tributária que não pode ser ignorada.
Agora, é importante entender as particularidades do seu negócio para verificar se essa modalidade é de fato a mais vantajosa. Algumas atividades têm percentuais de presunção mais favoráveis; outras podem se beneficiar mais do Lucro Real. Avaliar os cenários é fundamental para reduzir custos fiscais ao escolher o regime tributário mais adequado para sua empresa.
Quer uma ajuda especializada para reduzir custos fiscais ao sair do Simples Nacional?
Somos a Lynas e atuamos combinando o talento humano e a tecnologia para ir além dos entregáveis (como SPED, obrigações acessórias, reconciliações, apurações, entre outros), garantindo integração com todos os outros departamentos da empresa e também com o ERP que você já utiliza, para que todo o fechamento e demonstrações contábeis sejam elaborados dentro da plataforma.
Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos fazer pela sua empresa!
Deixar um comentário